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4 Boas Práticas Para A Organização de Escritório Jurídico Em 2023

Boas Práticas Para A Organização de Escritório Jurídico Em 2023

A organização de escritório de advocacia é uma pauta bastante recorrente todo final e início de ano. Isso acontece porque, uma vez que novos softwares e tecnologias acabam surgindo para facilitar o dia a dia do advogado, aderir e atualizar os que você utiliza ajudará bastante na sua rotina.  

Analisar funcionalidades, entender o que pode otimizar a sua gestão e o que deve ser descartado são alguns movimentos que você deve considerar no fim de 2022, para entrar em 2023 com o pé direito.  

Para te ajudar nesta tarefa, nós reunimos algumas boas práticas para que a organização do seu escritório jurídico seja ainda mais eficiente no ano que vem. Está curioso? Então continue lendo este artigo e confira. 

Como será 2023 para os advogados?

Em 2019, o Brasil tinha mais de um milhão de advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e um advogado para cada 170 brasileiros, segundo dados do Conselho Federal da OAB.  

Olhando para esses números, o país ocupava a terceira posição entre os países com o maior número de profissionais nesta área. Com esses números, ocupava a terceira colocação na lista de países com o maior número de advogados no mundo e ao que tudo indica, em 2023, esse número deverá ser de 2 milhões de profissionais do segmento jurídico em todo o território nacional. 

Podemos dizer que o ano de 2023 será bastante desafiador para esses profissionais com uma pressão bem grande devido ao mercado cada dia mais concorrido.  

Aplicar algumas práticas para a organização do seu escritório ser mais efetiva pode ajudá-lo a se destacar. 

4 práticas para adotar na organização de escritório jurídico em 2023

Já falamos aqui no blog da BT sobre as ferramentas que podem facilitar a gestão do escritório jurídico e sobre como os advogados podem ser produtivos no regime home office. Conversamos sobre a organização financeira e muitos outros temas que, de certa maneira, ajudam você a ter um ano mais tranquilo e organizado. 

Unificando todas essas práticas, você conseguirá criar uma organização de escritório que seja favorável para o seu cotidiano. Acompanhe: 

1. Diminua o manuseio de papéis

Se o seu escritório advocatício ainda é daqueles em que as mesas ficam lotadas de papéis e você tem dificuldades de achar o processo que está trabalhando, uma boa prática para 2023 é diminuir o manuseio de documentações impressas.  

Hoje, toda essa papelada que causa bastante dor de cabeça para alguns profissionais pode ser armazenada em plataformas digitais que podem ser acessados a qualquer momento por meio da internet. 

Desta forma, você pode guardar a sua papelada em gaveteiros e móveis específicos para que sejam consultados em último caso. 

2. Automatize processos

Quando o assunto é organização de escritório, ter tempo hábil para se dedicar aos pontos que merecem sua atenção é um fator muito importante. Porém, como se dedicar se não existe esse tempo? E não existe, por qual razão exatamente? 

Uma das principais reclamações entre os profissionais que advogam é com certeza a falta de tempo. É aqui que a automatização de processos se mostra útil para os advogados. 

Utilizar a tecnologia ao seu favor, investir em softwares e na robotização de alguns processos vai otimizar o seu tempo e até mesmo melhorar a produtividade do seu escritório de advocacia. Você terá tempo de: 

  • Pensar melhor nas estratégias para os processos que realmente valem a pena para seu negócio; 
  • Gerenciar seus arquivos de forma mais inteligente, assim como o envio e recebimento de e-mails; 
  • Alimentar a sua base de dados de forma mecânica e sem perca de tempo. 

3. Defina um padrão

Para que a tarefa de organizar o escritório jurídico não seja algo que vá necessitar um esforço absurdo, é preciso que você defina um padrão e que todos os colaboradores o sigam. Essa prática é útil, independe do tamanho do seu escritório.  

Apesar de todos terem um tipo de diferente de forma de trabalhar, ter um padrão bem definido de como a organização deve ser feita vai poupar seus esforços de ter que colocar a casa em ordem no final do dia.  

Uma forma de fazer com que isso ocorra de forma gradativa é deixar o seu padrão descrito em algum arquivo da nuvem para que os seus parceiros posam revisitá-lo sempre que houver uma dúvida. 

4. Saiba gerir seu tempo

Outro ponto que não poderia estar de fora deste artigo sobre organização de escritório advocatício é a gestão do tempo que você, advogado, precisa ter. E aqui neste tópico, não falamos da gestão em relação aos processos, mas sim, ao seu tempo de trabalho. 

É importante que você entenda que saber a hora de fazer pausas e se desligar completamente para que a sua saúde mental não seja comprometida por conta da sua rotina de trabalho. Lembre-se que, para que o seu negócio esteja organizado, você também precisa estar. E neste caso, a sua saúde física e mental devem ser um ponto de atenção. 

Se você que gostou das nossas dicas para que o seu escritório de advocacia prospere em 2023, em nosso blog, sempre abordamos alguns temas que são de grande interesse de advogados e reclamantes. Continue acompanhando os conteúdos pelo Blog BT e fique por dentro das novidades. 

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