fbpx

Home Office na Advocacia: 5 Dicas Para Ser Produtivo

homem sendo produtivo no home office

Por conta da pandemia causada pelo coronavírus, o home office na advocacia se fez necessário, exigindo uma adaptação de todos os profissionais em diversos setores. Graças aos incríveis avanços tecnológicos, hoje, conseguimos atuar de forma remota sem perder a excelência e qualidade nos serviços.

Segundo dados levantados pela consultoria Robert Half, cerca de 21% da população total brasileira tinha o privilégio do home office antes da pandemia. Além disso, ainda de acordo com o relatório feito pela empresa, 39% dos brasileiros trocariam de emprego só para ter a opção de home office, o que comprova que essa modalidade que veio como tendência, tem grande potencial de e estabelecer como uma realidade.

Muitos desses trabalhadores podem ter descoberto como ser produtivo no home office e, inclusive, se adaptaram bastante a esse sistema.  Para entender mais sobre esse tema, nós reunimos algumas dicas cruciais para o bom funcionamento de um escritório de advocacia em home office. Confira!

Pontos de atenção na rotina do advogado em home office

Como seres humanos estamos propensos à falta de foco quando estimulados por distrações. Na rotina do advogado que atua em home office, isso é potencializado uma vez que o conforto de estar em casa pode ser um ponto de acomodação.

Para que isso não aconteça e você consiga exercer o seu papel no dia a dia, existem alguns pontos de atenção que não devem ser ignorados. Entre os principais:

  • entender a priorização das demandas do dia — assim, você poderá se organizar de forma mais certeira, entendendo suas urgências;
  • ser pontual — a pontualidade é uma característica nata do advogado do futuro. Seja preciso em seus compromissos para que a sua gestão de tempo não seja prejudicada;

Home office na advocacia: 5 dicas para ser mais produtivo

Parecia um sonho distante, trabalhar de casa, facilitar a rotina e diminuir custos, como transporte e alimentação, por exemplo. Essas são algumas vantagens, mas existem desafios — como lidar com distrações e até mesmo a produtividade.

Para te ajudar a manter o foco, aumentar a sua produtividade e melhorar seu desempenho no mercado jurídico, nós reunimos cinco dicas fundamentais e que vão te ajudar nessas tarefas. Entenda:

– Fique longe de distrações para manter o foco

Evitar a dispersão é um grande desafio trabalhando dentro de casa e precisar entregar todos os prazos. Cansaço e desorganização atrapalham esse processo. Ter disciplina fará com que você passe facilmente pelos obstáculos do dia a dia.

Não durma tarde e estimule horários de descanso, almoço e fim do expediente. Deixar o celular em modo avião até finalizar uma tarefa urgente pode ajudar bastante!

– Invista no seu ambiente de trabalho

Advogar em casa significa passar muito tempo sentado e vidrado no computador. Portanto, ser produtivo no home office está diretamente ligado ao conforto. Ergonometria faz diferença! Investir em uma boa cadeira, mesa adequada e iluminação são as chaves para manter um trabalho de qualidade.

– Crie e mantenha uma rotina

Se atuar em um escritório de advocacia exige uma rotina, em casa não pode ser diferente. Atendimento ao cliente à distância, atualização de processos, audiências virtuais…tudo isso demanda tempo e exige organização. Tenha hábitos e não largue a agenda. Garanta que seus compromissos serão cumpridos e você vai descobrir como esse ponto fará total diferença no seu cotidiano.

– Use a tecnologia como uma aliada

Ser produtivo no home office e crescer, cada vez mais, é utilizar ferramentas de gestão. Atuar na advocacia determina uma organização e para facilitar as atividades rotineiras, use tecnologias que sejam úteis.

Acredite no potencial dos softwares de gestão jurídica, financeira e de clientes, além de armazenamento em nuvem. Tudo isso com a máxima segurança jurídica e diretrizes exigidas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

– Vida pessoal x profissional

Não vai ter jeito, saber como ser produtivo no home office envolve conciliar a sua vida pessoal com a profissional. Fazer o almoço ou pagar a conta de luz, está ligado a enviar um contrato e tirar dúvidas de clientes. Uma atividade não pode atrapalhar a outra, da mesma forma que o jantar com a família não deve ser adiado por conta de uma pilha de demandas a entregar. Equilíbrio é tudo. Saúde mental afeta a produtividade!

Baixe o nosso e-book sobre produtividade para advogados!

A rotina do advogado que atua em home office pode — e deve! — ser parecida com a que existe em escritórios do mercado jurídico. Com a digitalização, cada vez mais o trabalho remoto deixa de ser algo imaginativo e passa a ser algo tangível para esses profissionais.

Tenha acesso ao nosso material completo sobre produtividade para advogado gratuitamente e entenda como melhorar a sua rotina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos nas Redes Sociais

Categorias

Posts Recentes

Cadastre-se em nossa newsletter.