fbpx

Os 9 Tipos de Perfis de Liderança na Advocacia

Os 9 Tipos de Perfis de Liderança na Advocacia

O crescimento dos escritórios de advocacia está cada dia mais exigindo que o advogado tenha skills que antes, no mercado jurídico, não eram necessárias. Conseguir multiplicar a sua força de trabalho para que o negócio cresça e adquira cada vez mais espaço no setor, é uma habilidade que vamos abordar no artigo de hoje. Você conhece os tipos de perfis de liderança na advocacia? 

Para entender esses conceitos e qual o tipo de liderança você prática, continue lendo este artigo! 

Qual a importância da gestão de pessoas e liderança na advocacia?

Antes de permear sobre os perfis de liderança, é preciso compreender a importância da gestão o de pessoas dentro de um escritório jurídico. Não é novidade que o profissional do futuro, muito mais do que exercer a sua profissão, precisará direcionar a sua energia em 50/50: 

  • 50% de sua energia é direcionada a sua nova posição como profissional e responsabilidades jurídicas para crescer e fidelizar clientes
  • 50% direcionados às questões de liderança e equilíbrio de seu grupo. 

É frequentemente exigido que o profissional do futuro — ou como chamamos aqui, o advogado investidor e gestor — seja o perfil que sirva de exemplo para as equipes e áreas de coordenação dentro do escritório de advocacia. Os traços de liderança se tornam características procuradas nos funcionários e colaboradores para que, desta forma, todo escritório desenvolva o espírito de liderança e autogestão. 

A liderança trata-se do retrato da capacidade de motivar e inspirar outras pessoas de forma positiva. Porém, existe uma teoria na qual os perfis de liderança se baseiam: a Teoria dos Traços. 

O que é a Teoria dos Traços?

O pesquisador da psicologia industrial e organização do século XX, Fred Fiedler foi uma das principais caras quanto à Teoria dos Traços. Esse conceito acredita que os líderes, na verdade, já nascem com o dom de liderar equipes e grandes grupos. 

O foco do estudo é entender quais são as características que tonam a personalidade do líder, tão inspiradora — tanto dentro, como fora do ambiente de trabalho. Com essa análise realizada, a seleção de pessoas para grandes cargos de liderança era baseada nessas características e habilidades. 

É claro que hoje, entendemos como o ser humano é mutável e capaz de adquirir habilidades que antes não eram possíveis — por conta de tempo, conhecimento ou referenciais. Por isso, hoje, os perfis de liderança são tão diversos contribuindo assim, para o crescimento de qualquer organização. 

Conhecendo os perfis de liderança na advocacia

Sabendo como surgiram as análises dos perfis de liderança, agora é o momento de compreender quais são as principais características de cada tipo de liderança atual dentro dos escritórios de advocacia. Os principais perfis, são 

  • Autocrático; 
  • Democrático 
  • Liberal; 
  • Treinador; 
  • Matemático; 
  • Carismático. 

Entenda a definição de cada um abaixo! 

Liderança Autocrática

A principal característica da chamada “liderança autocrática é seguir as direções exclusivamente de uma figura com o maior poder. O líder assume e centraliza todas as tomas de decisões e tem como foco a busca pela obediência em seus subordinados. 

Liderança Democrática

Neste estilo de liderança, os colaboradores são motivados a participarem das decisões e processos internos, sendo, o líder, um orientador que entende todas as opiniões e discute em conjunto até chegarem ao melhor caminho. 

Liderança Liberal

Pode parecer uma novidade entre os perfis de liderança, porém a autoridade liberal existe em diversas companhias atualmente – como é o caso do exemplo Warren Buffet, o CEO da Berkshire Hathaway que dá a autonomia e liberdade para que os seus colaboradores possam tomar decisões dentro do seu estilo de liderança. 

Há uma grande autonomia para o liderado, mas perigoso aos olhos do negócio ou do cliente, já que decisões podem impactar todo o escritório de advocacia. 

Liderança Treinadora

Neste estilo, o líder não foca nas atividades de trabalho diretamente, mas sim, no gerenciamento do grupo e na busca constante pelo potencial de cada membro. 

Liderança Matemática

Nesse tipo de perfil, o líder foca apenas em resultados, abrindo margem a ser autoritário, dado que se baseia apenas em números e resultados entregues.  

É praticamente o oposto do estilo Treinador. Tem grande capacidade para desmotivar uma equipe pela carga de estresse exercida, já que o lado humano é secundário. 

Liderança Carismática

O líder que cativa, geralmente conhecido por todos e amado por todos do escritório, tem a sua liderança baseada na própria pessoa que é, seu pulso firme tende a ser menor, já que constrói, pouco a pouco, relações de amizade. 

Qual a liderança mais assertiva para a gestão de escritório de advocacia?

Veja bem, não podemos afirmar qual é o perfil de liderança que melhor funciona para o setor uma vez que cada escritório possui o seu modus operandi. Conseguir encontrar e entender seu estilo é o ponto de partida para o seu desenvolvimento como líder. 

Procure se observar no ambiente e identificar pontos em comum com os perfis de lideranças apresentados aqui, para assim, exercitar e reproduzir no seu escritório. 

Gostou deste conteúdo? Então confira também o nosso artigo sobre as ferramentas de gestão dos escritórios de advocacia que não podem faltar no seu cotidiano! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos nas Redes Sociais

Categorias

Posts Recentes

Cadastre-se em nossa newsletter.