Os modelos de gestão para escritórios de advocacia, assim como as ferramentas para uma boa administração no mercado jurídico e os perfis de liderança, evoluíram bastante nos últimos anos. A forma de gerir um negócio, hoje, abre uma gama de oportunidades para tornar o ambiente cada vez mais colaborativo e diverso.
É claro que, dentro os modelos, existe aquele que você irá identificar como o mais eficiente para o seu escritório. Além disso, não necessariamente você precisa seguir à risca uma forma. Você pode mesclar as características de cada padrão e criar o seu.
Um ponto importante que você deve entender sobre os modelos de gestão, é que para ser aplicado de forma equilibrada, é necessário ter noção da gestão atual e aplicar as novas padronizações de maneira gradual. Para entender melhor, continue lendo este artigo.
Quais são os modelos de gestão atuais?
Para que a gestão no escritório de advocacia seja assertiva, existem alguns critérios que devem ser levados em consideração. A profissionalização de toda a sua equipe deve ser o foco principal, uma vez que o mercado tem se tornado cada dia mais competitivo.
De forma geral, vemos dois modelos de gestão para escritórios de advocacia que são mais utilizados e eficientes. Entenda:
O que é a gestão horizontal?
A gestão horizontal é um dos modelos que vamos explorar aqui. Esse tipo de administração se baseia no foco cooperativo, ou seja, o poder das decisões (ou microdecisões) é feito por todos os membros das equipes, sem o top-down — a hierarquia de “cima” para “baixo”. O mais interessante desse modelo de gestão é que os rumos empresariais do seu escritório são tratados em conjunto, abrindo espaço para discussões ainda que a definição seja dada pelo gestor.
Entre os principais benefícios de adotar esse modelo administrativo, você verá:
- Uma maior taxa de engajamento por parte da equipe, uma vez que se tem espaço para que todos sejam ouvidos de forma democrática;
- Maior senso de pertecimento e responsabilidade para todas as equipes;
- Aumento no conhecimento da gestão geral e dos sistemas para advocacia produtiva;
- Agilidade e colaboração para resolucionar os problemas de forma rápida e certeira.
O que é a gestão vertical?
Já o modelo de gestão vertical — que também se faz bastante presente em escritórios de advocacia — tem como objetivo a centralização no comando e no controle das atividades, com uma estrutura hierárquica definida, o que é chamado de top-down. Ou seja, as decisões dos sócios ou gestor do escritório reflete em todas as outras camadas.
Nesse modelo, existem maiores burocracias fazendo com que os colaboradores do escritório tenham um caminho bem definido pela qual precisam percorrer para garantir o funcionamento.
A gestão vertical também oferece certos benefícios para quem a adota e entre os principais:
- Os funcionários possuem responsabilidades bem definidas
- Processos bem determinados não dando brecha para possíveis erros ou dúvidas;
- Maior sensação de segurança é transmita aos colaboradores, uma vez que as decisões são tomadas por uma só pessoa — ou seja, um só responsável.
Qual dos modelos de gestão funciona melhor para escritórios de advocacia?
Veja, entender os modelos de gestão é o primeiro passo para dominar quais dos dois pode ser mais aplicável dentro do seu negócio. Não existe uma fórmula que garante o tipo administrativo que dará mais certo, levará maior credibilidade para o escritório de advocacia, logo, uma forma é testar um de cada vez.
Identifique qual é o seu modelo atual e procure realizar um teste permeando entre os dois modelos
Se o tipo atual é a gestão vertical > aplique algumas características da gestão horizontal
ou
Se o tipo atual é a gestão horizontal > aplique algumas características da gestão vertical
Aprenda mais sobre a gestão para escritórios jurídicos na BT Academy!
A BT Academy é a frente da BT Créditos onde reunimos conteúdos sobre inovação, negócios e marketing jurídico para ajudar você, advogado, a escalar seu escritório de advocacia para o próximo patamar dentro do mercado.
Com e-books, cursos e aulas gratuitos e muito mais, você vai entender alguns conceitos do mercado jurídico para aplicar no seu negócio. Acesse agora mesmo o BT Academy e fique por dentro!