fbpx

Como Descobrir Número de Processo Trabalhista?

pessoa acessando o número de processo

Uma das maiores vantagens que a internet pôde nos proporcionar é a autonomia. Funciona para coisas mínimas como procurar a receita de um bolo ou para as fundamentais como, consultar o seu processo trabalhista. Não existe dificuldade nem se o reclamante não tiver o número do processo. 

Há pouco tempo, a organização e digitalização de ações judiciais no mundo virtual não existiam. Então, pensar em consultar um processo trabalhista seria impensável em um sistema com comunicação totalmente na base da papelada. 

Felizmente, os Tribunais estão disponibilizando tudo na rede e qualquer pessoa pode consultar. Demos aqui um passo a passo para consultar um processo trabalhista. Tudo muito simples, caso você já tenha o número do processo e saiba onde está sendo julgado. 

Em São Paulo, por exemplo, a consulta acontece no site do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. Importante entender se o processo é físico ou digital, pois assim, a forma de consultar muda um pouquinho. Mas explicamos tudo no post

Agora, se você quer realizar a consulta neste instante e não sabe o número do processo, é possível consultar a partir do nome de algum dos envolvidos no caso. Vamos te explicar como fazer!

Consultar o número do processo

Como Consultar Número de Processo

Você pode até pedir ao advogado o número do processo, mas autonomia mesmo se tem quando conseguimos o que precisamos por conta própria. Para encontrar o número do processo, você pode consultar no site do Tribunal Superior do Trabalho. Basta ter o nome completo da empresa ou do advogado.

Essa é a forma mais simples de consultar o número do processo e ficar por dentro sobre o andamento de sua ação trabalhista. Qualquer pessoa que tenha um mínimo de informação sobre o caso, pode realizar a consulta e acompanhar tudo de perto, sem precisar ligar para o advogado sempre que surgir alguma dúvida a respeito do caso ou ir até o local presencialmente.

Como pode ver na imagem acima, são várias opções que existem para realizar a busca, mas é possível buscar apenas com o nome do empregador ou do advogado. Assim, você encontrará o seu número do processo e saberá tudo que quiser sobre o andamento do caso até aquele momento.

O TST ainda permite que verifique o andamento do processo por telefone, a partir do “Disque-Ouvidoria”: 0800-644-3444.

Outra maneira de saber o número do processo é por meio do site Jusbrasil que permite a Consulta Processual por nome do reclamante. Confira o exemplo abaixo:

Consulta Processual Número de Processo

Parece tudo muito fácil e rápido. Mas só quem espera sabe as dores de não esperar indeterminadamente pelo pagamento do seu processo trabalhista.

Um processo trabalhista não funciona rápido como gostaríamos. Ele tem etapas e a própria Justiça do Trabalho tem suas muitas demandas. Só em 2019 foram pagos mais 30,7 bilhões de reais às partes em processos trabalhistas, 37,9% a mais que em 2018. Com a pandemia e consequente crise financeira, isso tende a aumentar, imagine a espera para o julgamento e o tempo para receber?

Agora que você já sabe como identificar o número do seu processo, Continue em nosso blog para mais materiais que possam te auxiliar.

27 respostas

  1. Meu nome é paulo cesat rabelo. Edtou com processo contra a hm transporte. Como estar este processo pelo motivo de eu ainda nao recebi. Pois eu coloquei na justuça a empreza hm transporte e a petrobras. Como estao os andamento deste processo

  2. Não consegui de nenhum modo, o processo é antigo e ñ tenho mais o número, preciso saber mesmo é o nome do advogado que me defendeu no processo, pois preciso dele novamente, será que podem me ajudar?

  3. Trabalhdi e aposentei pela Fhemig, apos 10 anos de abandono de emprego, sem direitos n a saude, me arrastando. No fim apos varias pericias aqui no meu lar me aposentaram. N tive contato c mais ninguem e tinha allgunns processos em andamento oa auais perdi. N tenho nenhuma informacao.70 anos doente, semi analfabeta n sei o q se passa. Obrgd.

      1. Olá, Gelcimar. Tudo bem? Se após ler nosso artigo você ainda ficou com dúvidas, orientamos que você consulte o seu advogado, pois ele possui todo o conhecimento técnico para orientar nessas situações.

  4. Meu nome é josimari Vieira de Matos estou com uma causa trabalista desde outubro e ante hoje não sei se foi ganha minha advogada não mim passou o número do processo ,

    1. Olá, Ruth. Tudo bem? Se mesmo após ler nosso passo a passo de como descobrir o número do processo você ficou com dúvidas, orientamos que você consulte o seu advogado, ele pode te passar essas informações. Nós da Bomtrato não trabalhamos com consultoria jurídica, por isso, infelizmente não podemos te ajudar.

    1. Olá, Rosângela. Tudo bem? Se mesmo após ler nosso passo a passo de como descobrir o número do processo você ficou com dúvidas, orientamos que você consulte o seu advogado, ele pode te passar essas informações. Nós da Bomtrato não trabalhamos com consultoria jurídica, por isso, infelizmente não podemos te ajudar.

    1. Olá, Heloisa. Nesse caso, infelizmente não podemos ajudar, pois não trabalhamos com consultoria jurídica. O ideal é consultar o advogado do caso, ele possui todo o conhecimento técnico para orientar nessas situações.

  5. Tenho um processo arquivado trabalhista contro o hospital de Itaocara meu advogado morreu e ate hoje ñ sei nada estou quase aposentando dp outro serviço e não recebi os 6 anos trabalhado no hospital de Itaocara como tec de enfermagem ate meu fgts está preso na caixa muito dificil pois nem o número do processo ficou comigo desde 2006…grato

    1. Olá, Heloisa. Nesse caso, infelizmente não podemos ajudar, pois não trabalhamos com consultoria jurídica. O ideal é consultar o advogado do caso, ele possui todo o conhecimento técnico para orientar nessas situações.

    1. Olá, Zuleica. Nesse caso, infelizmente não podemos ajudar, pois não trabalhamos com consultoria jurídica. O ideal é consultar o advogado do caso, ele possui todo o conhecimento técnico para orientar nessas situações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos nas Redes Sociais

Categorias

Posts Recentes

Cadastre-se em nossa newsletter.