fbpx

Controle Financeiro Na Advocacia: Saiba o Que Fazer Em 2022

advogado acessando controle financeiro

Uma grande parte dos advogados brasileiros são autônomos, o que faz com que o profissional, além de exercer suas atividades jurídicas diárias, acabe necessitando do conhecimento em outras competências administrativas para manter-se financeiramente saudável.

Isso também vale para escritórios de pequeno porte, em que o advogado-gestor ganha um papel ainda mais representativo para o crescimento do negócio.

O aprendizado não-jurídico começa a se tornar mais frequente na vida do advogado como líder.

Lidando com o fluxo de caixa

Conseguir ter uma boa visualização e controle das entradas e saídas financeiras do escritório, seja qual for seu porte, é a base para que o lado financeiro do empreendimento esteja minimamente saudável.

A previsibilidade nas finanças pode significar um escritório mais robusto e com mais equilíbrio, podendo abrir espaço para investimentos necessários e atingimento de objetivos como empresa.

O que é praticado por alguns escritórios:

A mistura de contas

É mais frequente em escritórios com pouco tempo de atuação em que ainda não se encontram totalmente estáveis dentro do mercado, o advogado concentra as receitas e transações em uma única conta pessoal ou único cartão de crédito para advogado + empresa.

Com o tempo, esse tipo de prática tende a ficar mais complexa e a visualização isolada de cada gasto começa a ficar mais distante, já não sendo possível mensurar o que o escritório demandou financeiramente ou o que foi tido como gasto pessoal.

A alternativa adequada e que já vem sendo utilizada por alguns escritórios é a separação de contas por completo.

Um bom caminho é estabelecer um pró-labore, salário fixo para os sócios do escritório, caso tenha. Em comum acordo, define as funções que cada sócio exerce, junto com uma pesquisa para entender a base salarial.

honorários advocatícios

A utilização de tecnologia para controle financeiro

É comum que as informações sejam facilmente controladas no início, em que o advogado ainda consegue ter uma boa visualização do que acontece no escritório.

Entretanto, conforme a carteira de clientes começa a ganhar maturidade e as informações começam a ser mais variáveis, os prazos começam a se misturar, cria-se um grande problema de organização de informações, não só financeiras.

A utilização de planilhas e ou softwares começa a ser a melhor solução para um melhor controle contábil. Há escritórios que também optam por terceirizar a contabilidade, tudo depende do fôlego que seu escritório tem atualmente.

Claro que o investimento em um software, equipe contábil própria ou terceira, pode exigir investimento planejado para o escritório, mas vale orçar e ver se é interessante aliar um software que contemple a financeira.

Acesse mais dicas para Gestão de Escritório de Advocacia em nosso blog BT.

2 respostas

    1. Olá, Katia. Tudo bem? Para antecipar seus créditos trabalhistas, o primeiro passo é preencher o nosso formulário: https://btcreditos.com.br/analise/. Após o cadastro, você receberá uma confirmação por e-mail e informações sobre o prazo que o nosso time leva para analisar o seu crédito. Feita a análise, você receberá a resposta em seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos nas Redes Sociais

Posts Recentes

Cadastre-se em nossa newsletter.