Desejo comum de todo advogado é conseguir o crescimento de seu escritório, a manutenção no mercado e o atingimento de seus objetivos, sendo que o planejamento e estratégias adotadas são determinantes para isso. A controladoria jurídica entra como uma alternativa interessante para esses desejos.
Muito tem se tratado sobre o departamento ou profissional, controller jurídico, voltado à controladoria com foco na gestão para garantir a implementação das práticas de planejamento estratégico, tático e operacional, além do atingimento de metas estipuladas.
Para você que é advogado e tem o olhar apurado sobre as novidades no mundo da gestão, esse artigo vai esclarecer alguns pontos. Confira.
O que faz um controller jurídico?
A controladoria jurídica visa o suporte às atividades, padronização dos procedimentos e proteção de dados, aliado à diversas soluções tecnológicas que podem aprimorar os resultados.
O profissional que atua nessa área é chamado de controller jurídico e o foco dessa função é destravar os gargalos operacionais e desburocratizar o dia a dia, podendo ser realizado por um profissional específico ou por uma equipe focada nessa atividade, geralmente utilizada em escritórios de grande porte e maior tráfego de informações.
O gerenciamento de tendências de prazos processuais, planejamento de audiências, controle da agenda e indicadores de produtividade e finanças também são atribuições do profissional.
A controladoria jurídica transforma a gestão dos escritórios de advocacia, com benefícios imediatos à rentabilidade do negócio e à qualidade do trabalho entregue aos clientes.
É preciso investir na controladoria jurídica?
A velocidade das relações de trabalho tem feito com que o mercado se torne absurdamente veloz em informações, dados, rotinas e processos que precisam de agilidade e, ao mesmo tempo, qualidade para que deem tração às atividades de um escritório.
Há também o impacto causado na produtividade de uma equipe que, acostumada a lidar com rotinas estabelecidas, começa a ser surpreendida com a velocidade das coisas e a quantidade de tarefas à serem exercidas, aliadas também ao mundo digital.
Com o passar do tempo, vem sendo estudada a busca por meios de desburocratizar processos e rotinas, além de conseguir deixá-los com maior fluidez entre o mundo físico e digital. Softwares e profissionais especializados são alternativas que levam o escritório à uma maior competitividade no mercado.
Com isso em mente, um controller jurídico vem com esse diferencial, pois é um profissional dedicado exclusivamente a gestão, administração, organização e produtividade de um grupo.
Similar a um gerente, um controller pode trazer um olhar macro sobre as atividades do escritório, os gargalhos, falhas e possíveis pontos de melhoria que podem ser testados, já que sua função é fazer com que a empresa siga de maneira linear em suas rotinas e consiga, com isso, gerar algum resultado esperado.
O trabalho do controller jurídico aliado à tecnologia
Já que o mundo se tornou um lugar cada dia mais digitalizado, a tecnologia também é utilizada para maximizar o trabalho desse profissional. Há softwares jurídicos potentes no mercado que, ao mesmo tempo, demandam profissionais para o seu controle e extração máxima de sua capacidade.
É normal encontrar escritórios menores que lidam com o software jurídico sem um profissional específico no comando, dado que a interface e usabilidade das plataformas também possibilitarem isso, além do investimento em um controlador jurídico não fazer parte ainda do momento e realidade do negócio.
Mas a grande questão é dar capacidade tecnologia a um profissional que esteja focado apenas nessa atividade, considerando um escritório de maior porte, essa pode ser uma estratégia assertiva para lidar, controlar e gerenciar um mar de informações e pessoas.
É de se imaginar que, em um futuro próximo, profissionais especializados em tecnologia serão tão comuns dentro de um escritório de advocacia quanto advogados.
Para você que deseja que o seu escritório esteja cada vez mais automatizado e que a sua administração dentro do negócio seja eficiente, confira o nosso artigo com as ferramentas para facilitar a gestão na advocacia.