Um processo trabalhista muitas vezes pode levar meses ou até mesmo anos para chegar ao final. Isto ocorre porque, além de cada processo passar por diversas etapas, a Justiça do Trabalho, responsável por julgar e analisar os casos, é sobrecarregada com alto número de processos.
Só em 2023 foram pagos quase 41 bilhões de reais às partes em processos trabalhistas, isso tende a aumentar, imagine a espera para o julgamento e o tempo para receber?
Nessa espera, é comum que as informações se percam, seja pela troca de celular, ou por perder os dados ao inutilizar um computador antigo e, assim, surge a dúvida sobre como descobrir o número do processo para continuar acompanhando o caso.
Pensando em te ajudar, separamos algumas dicas que podem auxiliar a descobrir o número do seu processo trabalhista.
Em primeiro lugar, a maneira mais fácil de descobrir o número do seu processo é consultando o advogado que entrou com a ação.
Porém, caso a comunicação seja dificultada ou, se por qualquer motivo tenha perdido o contato com o profissional que iniciou o seu processo, não se preocupe, ainda será possível buscar o número do processo trabalhista por alguns meios, e estamos aqui para te ajudar nisso.
Quais documentos constam o número do processo?
Se você recebeu alguma intimação na sua casa, aquela cartinha enviada por correio ou oficial de justiça, é possível verificar o número do processo por lá. Vale lembrar que, se o seu advogado já compartilhou o pdf de alguma movimentação no processo, o documento também poderá ter esta informação.
Geralmente, o número fica logo no início do documento e é composto por vinte números, conforme o seguinte exemplo: 1234567-25.2005.5.15.0074, veja que onde lê-se 2005, significa que o processo foi iniciado no ano de 2005, o que pode facilitar a sua busca quando souber em que ano o seu processo foi protocolado. Já os demais números indicam a ordem dentro de cada tribunal.
Esta é a maneira mais simples e rápida de garantir a consulta do seu processo.
É possível descobrir o número do processo pelo CPF do ex-empregado?
Os sites dos tribunais regionais do trabalho, em regra, não possuem meios de descobrir o número do processo pelo CPF do ex-empregado e o motivo dessa aparente dificuldade é simples: proteção ao trabalhador.
Esta é uma forma de garantir o acesso à justiça e a liberdade do empregado em entrar com uma ação sem ser fiscalizado por seu passado tão somente com o seu CPF nas mãos do futuro empregador.
De todo modo, embora essa busca não seja possível pelos sites oficiais, algumas empresas oferecem esse serviço a partir do pagamento de uma assinatura, como é o caso da JUSBRASIL, onde você consegue inserir seu nome ou CPF e adquirir informações sobre os processos ativos.
Pelo acesso gratuito é possível verificar apenas a existência da ação, mas não o número completo.
É possível descobrir o número do processo pelo CNPJ da empresa?
Se com o CPF do ex-empregado o acesso ao processo é restrito, quando falamos de procura por CNPJ, as buscas podem ser realizadas de maneira mais simplificada pelos sites oficiais, seguindo alguns passos importantes.
Primeiro, é preciso analisar em que fase seu processo está, como por exemplo, se você está aguardando a audiência ou uma primeira decisão no processo, sua consulta será realizada no 1° grau, já se está aguardando uma decisão no tribunal regional do trabalho (TRT), a consulta será feita no 2° grau.
Para estes dois casos, o passo inicial é o mesmo:
Passo a passo para descobrir o número do seu processo trabalhista
Passo 1:
Entre no site do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da região onde o processo foi protocolado. O Brasil é dividido em 24 regiões judiciais trabalhistas, e cada uma possui um site específico. Por exemplo:
- TRT da 2ª Região (São Paulo e Baixada Santista): www.trt2.jus.br
- TRT da 4ª Região (Rio Grande do Sul): www.trt4.jus.br
- TRT da 15ª Região (Interior de São Paulo): www.trt15.jus.br
Caso você não saiba em qual TRT o processo está tramitando, verifique a região na qual a empresa está localizada ou onde a ação foi movida e entre no site do TRT.
Passo 2:
Dentro do site, busque a opção certidão de ação trabalhista. Esta opção permitirá inserir o número do CNPJ da empresa e emitir documento que consta todos os processos trabalhistas da empresa.
Nesta página, clique em certidões e guia de recolhimento, na lateral direita:
Em seguida, clique em certidão de ação trabalhista:
A busca pelo número do processo pode ser diferente se for físico ou eletrônico, conforme os passos a seguir, porém a não ser que o seu caso seja bem antigo, geralmente você utilizará a opção do processo eletrônico:
Pronto, agora é só colocar o CNPJ da empresa aqui:
Com este documento em mãos, será possível procurar o número do seu processo consultando os números encontrados diretamente no site do TRT, através da consulta pelo PJE em primeiro ou em segundo grau:
Também explicamos detalhadamente a consulta aqui no nosso blog no texto:
Como Consultar Processo Trabalhista: Passo a Passo
A partir da consulta você conseguirá verificar qual processo é o seu e, assim, passar a acompanhá-lo. Mas atenção, este método pode não ser o mais adequado quando a empresa que você trabalhou tiver vários processos ativos, dificultando assim a busca rápida.
Caso você tenha conhecimento de que o seu processo já esteja no Tribunal Superior do Trabalho, basta entrar no site do TST e buscar pelo CNPJ da empresa ou pelo nome completo do seu advogado. Infelizmente, apenas nesta fase do processo é possível buscar o número pelo nome do advogado.
É possível conseguir o número do processo por atendimento?
Os sites dos tribunais possuem telefones, e-mails e, como inovação dos últimos anos, o balcão virtual.
Para isso, basta entrar no endereço eletrônico correspondente ao local de protocolo do seu processo e buscar por atendimento ao público e balcão virtual, assim como o exemplo que link que deixamos aqui para os casos de processos protocolados nas cidades do interior do estado de São Paulo.
O atendimento presencial diretamente no fórum trabalhista também pode te ajudar nesse caso, bastando ir até lá com seu nome e documento pessoal para buscar informações.
Encontrou seu processo? Nós te ajudamos com o resto.
A gente sabe que quando dá uma apertada, e os gastos do dia-a-dia não cabem no orçamento do mês, sempre vem na mente aquele processo trabalhista que está parado. Mas agora, você já sabe por onde começar.
Sabendo os principais dados da ação, nós, aqui na BT, podemos te auxiliar com a antecipação do seu crédito trabalhista.
Existimos para criar oportunidades e resolver problemas. Menos tempo de espera e dinheiro na sua conta.
Conheça acessando nosso site e consulte um dos nossos especialistas.